quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Lado Bom Da Vida (Silver Linings Playbook) - Filme; 2013


Silver Linings Playbook

'Apesar de pequena falha, o filme é uma das poucas distinções que se vê no gênero'

Por Ana M. B. Jesus



Protagonizada por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence a obra se destaca dentre outras de seu gênero ao trazer às telas cinematográficas uma história bastante diferentes das outras de sua categoria, e ainda sim ser tocante.
Os holofotes da história recaem sobre Pat (Cooper), professor cuja vida se perde nas mãos de sua doença, popularmente conhecida por “transtorno bipolar”. Resgatado tempos depois de uma clínica de reabilitação mental por sua mão, o personagem tenta recuperar sua vida anterior as crises da doença, e acaba esbarrando na necessidade da ajuda de outra pessoa com problemas mentais, os últimos iniciados após a morte do marido de Tiffany (Lawrence).
No decorrer do filme se desenvolve uma co-dependência entre tais personagens, que posteriormente se transforma em algo mais. Entretanto, mal desenvolvida pelos roteiristas, a trama apresenta falhas quanto aos sentimentos de Pat por Tiffany, que no decorrer do filme insiste em recuperar sua esposa e nos últimos minutos revela seus sentimentos pela amiga e parceira de dança. Dá sim para se notar que Pat se importa e mesmo gosta da companhia e da personagem de Lawrence durante o filme, mas com a batalha pelo amor da esposa na maior parte do tempo, ficam pouco credíveis os sentimentos do protagonista nas últimas cenas do filme. De forma oposta à falha a cima mencionada, o roteiro merece reconhecimento pelas cenas cômicas geradas por situações de constrangimento e por situações inusitadas, e não pelas típicas piadas que completamente contrariam seu título, não sendo minimamente divertidas, de que outros filmes se valem.
Por outro lado, não há o que criticar negativamente quanto às atuações, especialmente a de Lawrence, que é de forma simples e clara extraordinária e cômica, como o gênero pede, e também a de Robert DeNiro, que à tempos não interpretava um personagem digno de seu talento (no filme, o referido ator interpreta o pai de Pat, e também sofre de transtornos mentais, o Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC – se apresentando supersticioso e paranoico mas de uma forma bastante divertida); Bradley Cooper, como de costume, interpretou à perfeição.
Apesar de nenhum diferencial quanto a trilha sonora, esta acompanha bem o ritmo do filme, de uma forma suave, tranquila. A direção e a equipe de produção também fizeram um ótimo trabalho ao retratar, sem glorificar ou desprezar, a amizade que surgiu por meio de mútua identificação entre dois portadores de deficiência mental.
Filmado em locações tão comuns quanto as que existem na realidade, a história mostra que, apesar de distinta, nada impede que essa bela história um dia, em algum lugar desse mundo, se torne real.

Trailer:



Prêmios Globo de Ouro (2013) :
  • Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Jennifer Lawrence)



Indicações ao Oscar (2013):
  • Melhor Filme
  • Melhor Diretor (David O. Russel)
  • Melhor Roteiro Adaptado (David O. Russel)
  • Melhor Ator (Bradley Cooper)
  • Melhor Atriz (Jennifer Lawrence)
  • Melhor Ator Coadjuvante (Robert DeNiro)
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Jackie Weaver)
  • Melhor Edição (Jay Cassidy e Crispin Struthers)

Bradley Cooper com Pat, Jennifer Lawrence como Tiffany, Robert DeNiro como Sr. Pat e Chris Tucker como Danny.

Nenhum comentário:

Postar um comentário